É conhecida como confeitaria a arte de produzir doces e o estabelecimento ou setor de uma empresa que vende produtos deste gênero. Por conta da similaridade entre os insumos, o perfil do consumidor e outras características, é comum a proximidade entre produtos confeitados e panificados. Apesar de tanta semelhança, esse setor apresenta uma grande divergência quanto ao seu aproveitamento dentro das empresas. Algumas têm setores amplamente desenvolvidos e que geram resultados importantes, enquanto outras não aproveitam o potencial que este mercado tem a oferecer. A confeitaria é a combinação perfeita de criatividade, sabor e inovação. Seus produtos abusam não só do paladar e olfato, mas também da visão, um dos sentidos principais para garantir as vendas. Por conta dessas características, é fundamental a seleção adequada de profissionais, a escolha dos ingredientes, a infraestrutura interna, mas também dos equipamentos da empresa para seu sucesso. Mesmo com tamanho investimento, a confeitaria tende a apresentar retorno devido a alta rentabilidade que o setor oferece. Em alguns casos, mediante o nível de investimento realizado, as características da empresa e seu público, é possível fazer da confeitaria a responsável por 60% do faturamento da produção da padaria. Entretanto, para alcançar esses resultados também é importante uma dedicação especial ao setor, buscando aprendizado e destinando tempo para desenvolvê-lo. O apelo de vendas inicial da confeitaria está no aspecto visual. A aparência e beleza dos produtos são fundamentais para despertar o desejo do consumidor. Qualidade e sabor também ajudam a oferecer uma experiência especial e prazerosa. O tamanho também é importante. Produtos muito grandes e com validade pequena podem desestimular a compra por medo da perda do produto ou receio de extrapolar a dieta. O ideal é oferecer porções menores ou a venda por quilo, em que o consumidor poderá comprar a porção desejada. Oferecer tantas características é a maior inibição do mercado quanto ao setor. Alguns panificadores ficam inibidos em investir na confeitaria por medo de perdas e sobras. Entretanto, quanto mais retraída for a produção de confeitados, a possibilidade de eles serem consumidos é muito menor. O sucesso do investimento no setor de confeitaria começa com o estímulo ao consumo, aumentando a variedade de produtos para encantar o cliente.

Iniciando um setor de confeitaria mais estruturado, as empresas podem progressivamente ir ampliando sua atuação. Mediante o resultado de sucesso obtido e a fixação de uma imagem de qualidade para o consumidor é possível ampliar ainda mais a oferta de produtos. O setor oferece muitas possibilidades como oferecer tipos ainda mais diferenciados de produtos e a realização de festivais temáticos com grande apelo para o público. Diante de tantas possibilidades e da necessidade de desenvolvimento das panificadoras, o investimento num setor de confeitaria se mostra uma possibilidade palpável e com boas perspectivas. Porém, como todos os tipos de projetos, requer planejamento e os devidos cuidados na gestão para que possa alcançar seu potencial e oferecer o resultado esperado.

https://conteudo.sebrae.com.br/file_source/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/artigos-tecnicos panificacao/Artigo%20t%C3%A9cnico%2032%20-%20A%20confeitaria%20na%20panifica%C3%A7%C3%A3o.pdf

Compartilhar

Posts recentes

Metodologia Aprovada por todos os Alunos com nota máxima na avaliação

Inscreva-se agora para receber informações sobre os cursos