Atingir a excelência na gestão corporativa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio de panificação e confeitaria na atualidade. As empresas que possuem mecanismos de controle internos mais definidos otimizam seus recursos materiais, humanos e apresentam maior produtividade em relação à sua concorrência. Num cenário econômico turbulento, onde os custos pressionam o negócio e afetam sua lucratividade, os controles são mecanismo fundamental. A empresa não pode sair elaborando produtos panificados e itens de confeitaria aleatoriamente, sem um planejamento. Isso é um erro que pode resultar numa grande perda. Se produzir excessivamente um item, ele vai sobrar na prateleira. Isso terá um custo muito grande em longo prazo, fora o tempo, a mão de obra e os ingredientes utilizados para tal. Em contrapartida, o que se perdeu produzindo determinado produto em excesso poderia ser aproveitado para a fabricação de outros produtos que estão em falta na loja, possuem maior valor agregado, entre muitas outras possibilidades. O que leva a esses problemas é a falta de conhecimento das etapas de fabricação dos produtos dentro da empresa, do potencial prático de utilização dos equipamentos para otimização da rotina e dos funcionários e suas capacidades e/ou dificuldades. Estes pontos são um indicativo de que o empresário (ou responsável pelo setor) precisa rever suas atitudes urgentemente e começar a se inteirar de sua realidade. Esse profissional necessita adquirir conhecimentos básicos a respeito de sua função, dos equipamentos utilizados e sua capacidade de produção para ser capaz descobrir eventuais falhas. Além disso, é preciso conhecer o perfil dos funcionários para aproveitar plenamente o potencial de cada um. Com essas informações, torna-se possível identificar problemas, oportunidades e causas que dão origem aos resultados que a empresa constrói diariamente.

Os formulários e controles são ferramentas que permitem adquirir essas informações. Eles são imprescindíveis para o bom gerenciamento da indústria. Acompanhando as etapas de produção de cada produto e registrando os seus respectivos dados, é possível descobrir quais equipamentos estrangulam a produção, o número de funcionários necessários para a fabricação de um produto, o tempo gasto no desenvolvimento de cada etapa de produção e de que forma tudo isso interfere no planejamento da produção. O objetivo de acompanhar os resultados é sofisticar as estratégias de gerenciamento de processos utilizadas. Os resultados apresentados pelos formulários de controle são o retrato do que acontece no dia a dia da produção, e devem ser usados para avaliar e obter informações sobre os pontos de estrangulamento e melhorias que podem ser implantadas, seja alterando procedimentos, a função de determinados funcionários no setor de produção ou percebendo a necessidade de adquirir mais recursos para a empresa. Ao desenvolver esse trabalho, cria-se um padrão. Isso é importante no atendimento ao cliente, que sempre sabe o que vai encontrar na loja, ao mesmo tempo em que organiza os processos internos, pois define a agenda dos setores otimizando o tempo de trabalho da mão de obra e a utilização dos recursos. À medida que o empresário conhece o que acontece dentro da sua empresa, ele tem condições de adequar e organizar melhor o que será produzido.

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